o que fazemos

consultoria estratégica

A consultoria estratégica de comunicação tem como objetivo contribuir para que a imagem de uma empresa ou instituição se projete de maneira consistente e positiva diante de seus públicos estratégicos. Para tanto, a CDN faz o mapeamento do relacionamento do cliente com os stakeholders; produz um diagnóstico, identificando tanto as oportunidades como os temas sensíveis nos ambientes off-line e digital, e apoia o cliente na definição dos eixos de comunicação para que sejam trabalhados em harmonia. A consultoria compreende recomendações para a gestão da imagem dos principais executivos; orientação na elaboração de relatórios anuais, discursos e apresentações; e sugestões para a realização de eventos, modulados para os diferentes públicos e orientados pelas mensagens-chave definidas.

gestão de crise

A CDN tem grande experiência no apoio a seus clientes em situações de risco para a imagemreputação. Crises têm impacto direto na vida de empresas, instituições, governos. A forma como são administradas influencia diretamente o futuro do cliente e a maneira como seus públicos estratégicos o percebem, se relacionam e fazem negócios com ele. Neste contexto, a comunicação ganha papel decisivo na informação e esclarecimento dos stakeholders, na preparação de porta-vozes, no monitoramento e na análise de impactos sobre a imagem. Quando a crise surge, é preciso definir rapidamente quem vai estar no comando da operação; reunir uma força-tarefa e organizar o fluxo de comunicação.

O planejamento estratégico é fundamental, com a identificação prévia dos temas sensíveis, elaboração de planos de contingência, formatação de comitês e de política de gestão de crises.

assessoria de imprensa

O serviço de assessoria de imprensa da CDN é baseado no desenvolvimento e gestão do relacionamento dos clientes com os vários segmentos da mídia. A imprensa tem uma extraordinária força difusora e é um dos principais agentes de mobilização e formação da opinião pública.

A CDN construiu uma expressiva rede de relacionamentos com os mais importantes profissionais e veículos de comunicação do país e do exterior, estando em posição de orientar e acompanhar os clientes nesses contatos, criando e sustentando canais de comunicação. À luz de objetivos claros, é preciso definir estrategicamente como deve ser a exposição do cliente em diferentes momentos.

relações governamentais

Nossa missão é promover o diálogo e o relacionamento entre o cliente e seus públicos estratégicos no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo, além de entidades representativas da sociedade – ONGs, sindicatos, federações, associações e comunidades.

O objetivo é inserir o cliente no ambiente político e social, com base na troca de informações entre os interlocutores, definição de mensagens-chave e construção de canais de comunicação. Acompanhamos e analisamos a evolução do ambiente econômico e político do país, identificando decisões que possam afetar os interesses dos clientes e sugerindo formas de atuação. O trabalho inclui a prevenção e administração de crises, por meio do levantamento de temas sensíveis e da elaboração de estratégias.

análise e pesquisa

Apresenta diagnósticos de imagem de companhias, setores e governos na imprensa, inclusive internacional, e nas mídias sociais. As informações analisadas e atualizadas diariamente apoiam a consultoria e o planejamento estratégico de comunicação, estabelecem metas de desempenho e permitem avaliação de resultados por meio de indicadores, como o Índice de Qualidade de Exposição na Mídia, o IQEM®; o IQEM-V®, que aponta o retorno monetário: e o IQEM-S®, de exposição na Mídia Social. O ambiente de risco para as corporações é dimensionado pelo IQEM-R®. Apresenta o Painel de Tendências, Riscos e Oportunidades de comunicação.

comunicação digital

Na CDN, todos os atendimentos têm espírito digital. Combinando inovação e criatividade, a agência faz a gestão da reputação, da imagem e das marcas no ambiente online. Com uma oferta completa de soluções nas áreas de marketing, tecnologia, mídia patrocinada, conteúdo e design, a proposta é abrir canais de diálogo, administrar o relacionamento nas redes sociais, acompanhar manifestações dos diversos públicos estratégicos na rede, gerar e mensurar resultados.

Em 2015, a CDN criou o CDN.lab, núcleo focado e especializado em inteligência digital que atua como consultoria de tendência e inovação para todas as áreas de atendimento e negócio da agência.

As equipes de atendimento da CDN estão aptas para desenvolver diversos de comunicação digital para os clientes:
- Diagnóstico de Presença Digital: qualificação da presença digital da marca, utilizando ferramentas de monitoramento, análise de menções e interações e análise dos canais proprietários.
- Planejamento de presença digital: elaboração de planejamento estratégico: objetivos, ferramentas, definição de persona e projeto editorial. Definição de estratégia de mídia. Criação de manuais e diretrizes.
- RP 2.0: mapeamento e relacionamento com influenciadores do ambiente digital, como blogueiros e vloggers.
- Gestão de Mídias Sociais: planejamento, interação, conteúdo e mídia patrocinada para perfis das marcas das mídias sociais.
- Produção e Gestão de Conteúdo Audiovisual: desenvolvimento de conteúdos para uso no ambiente digital, incluindo pré-produção, produção, roteiro, gravação e edição de vídeos, infográficos animados e podcasts.
- Desenvolvimento de ambientes digitais: planejamento e desenvolvimento de sites, hotsites, landing pages, dashboards e aplicativos das marcas no ambiente digital.
- SAC 2.0: monitoramento por meio de ferramentas, classificação de menções e interação.
- Monitoramento: acompanhamento por meio de ferramentas e análise qualitativa de menções sobre as marcas e assuntos de interesse.
- Acompanhamento de Métricas de Performance: avaliação quantitativa e qualitativa de presença nas plataformas de mídias sociais

treinamentos

A CDN já treinou mais de 10 mil porta-vozes e profissionais que podem ter contato com a mídia, como CEOs e executivos de grandes corporações; autoridades como Ministros, Secretários de Estado e representantes do Judiciário; porta-vozes técnicos; médicos; jogadores de futebol e atletas; equipes de vendas; secretárias; porteiros entre outros. Referência no desenvolvimento de treinamentos para comunicação com diferentes stakeholders, a CDN contabiliza eventos do gênero para centenas de empresas nacionais e internacionais, entidades e instituições dos mais diversos setores.

A CDN oferece diversas modalidades de treinamento para pessoas que exercem funções de comando e lideram contatos com públicos interno e externo. A agência oferece desde Media Training – com simulações de entrevistas e contato com jornalistas – até Media Workshop e Workshops de Comunicação – com alinhamento de mensagens-chave e transmissão de conceitos aprofundados de comunicação aos executivos.

Outros formatos foram desenvolvidos para atender a demanda dos clientes, como palestras para grandes públicos, treinamentos de speakers, debates e mesas-redondas, treinamento específico para relacionamento dos porta-vozes com stakeholders (como sindicato, autoridades e comunidade) e treinamento para comunicação com investidores, acionistas e mercado de capitais.

Em 2015, foi desenvolvido o Social Media Workshop, para preparar executivos, personalidades e autoridades a se comunicar e se relacionar nas mídias sociais.

comunicação interna

A comunicação com funcionários e colaboradores é pilar estratégico para o processo contínuo de construção da reputação das organizações e para a disseminação da Missão, Valores e princípios que irão perpetuá-las. É, ainda, indispensável para unir os colaboradores em torno do cumprimento das metas do negócio. Colaboradores motivados e bem informados, trabalhando em equipe, trazem melhores resultados, com ganhos de produtividade e competitividade.

A definição de objetivos e estratégia deve preceder a escolha dos meios. Campanhas, Jornais e Revistas – tanto digitais como impressos – quadros murais, uma Intranet ativa e a realização de eventos e encontros tornam o corpo funcional integrado e alimentam o principal formador de opinião para o público externo.

A CDN está apta a planejar, desenvolver, executar e medir os resultados de comunicação interna.

conteúdo

A produção de conteúdo de qualidade é uma das expertises da CDN. Do planejamento à edição, a agência desenvolve e produz diferentes tipos de materiais, em todas as plataformas e formatos. Desde publicações – livros, revistas, newsletters, relatórios anuais e de sustentabilidade – até conteúdo digital e audiovisual, sejam elas dirigidas ao público interno ou externo.

Nas plataformas digitais, o conteúdo audiovisual ganhou força na preferência dos usuários, sobretudo no mobile. A CDN conta com equipe e estúdios próprios para produção de vídeos com foco nas mais diferentes mídias sociais que permitem o compartilhamento de vídeos.

Imagens, sons e depoimentos, apresentados em séries ou programas para TV, documentários, vídeos institucionais ou corporativos, são veículos poderosos para transmitir, disseminar ou tangibilizar conceitos, ideias e realizações de empresas, entidades ou organizações.

A equipe da CDN também está capacitada para planejar e elaborar infográficos e demais materiais para uso online ou off-line.

eventos

Associa a expertise no desenvolvimento de projetos de comunicação integrada da CDN à realização de eventos corporativos, culturais, seminários e afins. Orienta o cliente a encontrar a melhor forma de conceber e viabilizar seus eventos, atuando em todas as etapas do processo – diagnóstico para compreensão dos objetivos; definição de conceito; coordenação e implementação das ações necessárias e acompanhamento de resultados. Auxilia o cliente na identificação dos projetos mais adequados ao negócio, sem perder de vista o conjunto de crenças e valores do cliente.

projetos culturais

Planeja, desenvolve e executa soluções de comunicação por meio de projetos culturais que podem ser viabilizados com patrocínio e Leis de Incentivo. O objetivo é transmitir mensagens corporativas traduzidas em produtos culturais inovadores, utilizando plataformas diversas como projetos audiovisuais, séries para TV, editoriais, eventos, exposições, conteúdo para web, entre outros.

A CDN aposta em produtos criados sob medida, que possam fortalecer as conexões entre as empresas/instituições e seus stakeholders.

relações públicas

Os esforços de comunicação não podem ser limitados ao relacionamento com a imprensa. As organizações precisam, cada vez mais, criar laços e se aproximar de seus stakeholders – públicos estratégicos que interagem com as empresas e entidades – e com formadores de opinião.

A CDN está apta para planejar e desenvolver ações de relacionamento com os mais diversos públicos, como meio acadêmico, sindicatos, comunidades, entidades setoriais, fornecedores e parceiros, investidores e acionistas, autoridades, órgãos de defesa do consumidor, clientes, entre outros.